JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas abaixo

Para os homens da sociedade ______________ daquele século o jogo era pensado como fenômeno ____________ vivido _______________ e foram tão marcantes esses momentos, que vários pintores os representaram em seus quadros permitindo-nos imaginar como eram aquelas brincadeiras.

Huizinga (1990), analisando o elemento ___________ na cultura contemporânea, constatou que a presença do _________ nos diferentes processos culturais entrou em ________________ no século XVIII.


Americana – natural – individualmente – lúdico – jogo - regeneração.


Americana - cultural - individualmente - jogo - brincar - ascensão.


Oriental - cultural – globalmente – recreativo - brincar- ruína.


Europeia – natura l- coletivamente – lúdico – jogo - decadência.


Grega – artístico – publicamente – jogo – brincar - decadência.

Nas sociedades europeias, a partir do século XV, percebe-se que as relações sociais eram estabelecidas em nível de trocas afetivas e comunicações, que ocorriam fora da família. Neste contexto o jogo...

Analise as assertivas abaixo:

 

  1. Facilitador das relações
  2. Era praticado com naturalidade em toda sociedade europeia
  3. Era praticado independente de classe social ou faixa etária
  4. Constitui-se como parte do impulso humano.

 

Assinale a alternativa correta


2 e 4, apenas


2- 3 e 4, apenas


1 e 3, apenas


1- 2- 3 e 4.


1- 2 e 3, apenas

Considerando o texto, “recreação e atividades lúdicas”. Analise as assertivas abaixo:

 

  1. as atividades lúdicas são aquelas que propiciam uma experiência de plenitude, em que nos envolvemos por inteiro, em um tempo-espaço próprio, partícula, etc (LUCKESI 2000).
  2. as atividades lúdicas são ações vividas e sentidas, não definíveis por palavras, mas compreendidas pela fruição, pela fantasia, pela imaginação e pelos sonhos que se articulam como teias tecidas com materiais simbólicos (SANTIN, 1994).
  3. a recreação é uma necessidade básica da personalidade, do corpo e da mente, faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana (FEIJÓ, 1992).
  4. a recreação é a atividade física e mental a que o indivíduo é naturalmente impelido para satisfazer as necessidades físicas, psíquicas ou sociais que a realização lhe advém prazer (SCHMIDT, 1964).

Assinale a alternativa correta:

 


I, II, apenas


I, II e IV, apenas


I, II, III, apenas


II, apenas


I, apenas

Analise as assertivas abaixo:

I- ___________ é definido como conjunto de atividades que envolvem a movimentação de todas as partes do corpo e dependem dos executores do movimento, ou seja, dos músculos. Esse tipo de atividade ajuda a aprimorar a agilidade, velocidade, coordenação, o tempo de reação, o equilíbrio, a resistência e a força.

II- ___________ constitui o melhor método para incutir princípios, normas e estabelecer padrões morais. A formação do caráter não decorre do jogo em si, mas resulta, manifesta-se, por meio ou através do jogo.

III- _____________ estimula o uso combinado ou isolado da visão, audição, olfato, tato, sinestesia e propriocepção.

IV- _____________ exigem desde capacidades de memorização até as de premeditar ações, como uma possível jogada de seu oponente. Desenvolve o pensamento analítico e argumentativo.

 

Os trechos supracitados são conceitos corretos de tipos de jogos. Identifique-os abaixo e assinale aquele que trás a sequência correta de acordo com a descrição.


Jogos sensoriais - jogos de raciocínio – jogos motores – jogo organizado.


Jogos motores – jogo de raciocínio – jogo organizado - jogos sensoriais.


Jogo motor – jogo organizado – jogos sensoriais – jogos de raciocínio.


Jogo organizado – jogos de raciocínio – jogos sensoriais – jogo motor.


Jogo de raciocínio – jogo motor - jogos sensoriais – jogo organizado.

Correlacione os itens abaixo de acordo com suas definições

(1) BRINQUEDO       (2) BRINCADEIRA   (3) JOGO

 

( ) É uma linguagem infantil. Esse ato pode ser conduzido independentemente de tempo, espaço, ou de objetos, fato que nesse momento a criança cria, recria, inventa e usa sua imaginação (SANTOS, 2006).

( ) É uma atividade fundamentalmente lúdica, contendo regras não convencionais de caráter competitivo ou não, que possui como característica principal e espontaneidade e possibilita a expressão de vivências culturais de forma intensa e total (SANTOS, 2006).

( ) Faz parte da vida da criança e está atrelado ao brincar, é considerado como objeto lúdico. Não determina a ação do brincar, seu papel é despertar imagens que permitirão dar sentido às ações, ou seja, abre possibilidades de ações coerentes com a representação (BROUGÈRE, 1998).

 

Assinale a sequencia correta

 


2-3-1


1-2-3


1-3-2


2-1-3


3-2-1

O que significa chamar de jogo determinada situação e determinado comportamento

 

I. Considerar a multidisciplinariedade de fenômenos denominados jogo e o seu sentido figurado.

II. Considerar o jogo como fato social o qual compreende fenômenos muito diferentes que compartilham o mesmo nome.

III. Considerar o jogo como fato cultural o qual não compreende fenômenos muito diferentes, mas que compartilham o mesmo nome.

IV. Considerar a diversidade de fenômenos denominados jogo e a variedade de sentidos figurados.

 

Assinale a alternativa correta

 


I e II, apenas.


III e IV, apenas.


I- II- III e IV.


II e IV, apenas.


I e III, apenas.

Os jogos populares se diferem de outros jogos, pois conseguem fazer um resgate histórico de características de épocas passadas. Quais são os aspectos que tornam os jogos populares tão diferentes dos outros?

 


Há uma federação que rege as regras dos jogos, então eles precisam estar de acordo com as medidas específicas para que haja competição.


Envolvem algum aspecto educativo, pois necessitam apenas do contexto escolar para existir.


Possuem regras e material específico.


Não são passados de geração para geração; a criança inventa os jogos e eles se popularizam.


São passados de pai para filho, não possuem regras específicas e há possibilidades de modificações.

Jogos populares são passados de geração a geração. Alguns brinquedos, jogos e brincadeiras conhecidos pelos adultos e crianças brasileiras têm origens surpreendentes. Eles vêm tanto dos povos que deram origem ao Brasil quanto do longínquo Oriente. Assinale a alternativa que NÃO apresenta jogos e brincadeiras tradicionais.

I- Peteca, taco, pular corda e esconde-esconde.

II- Natação, atletismo, tênis e basquetebol.

III- Bambolê, pipa, futebol e bolinha de gude.

IV- Amarelinha, passa-anel, pega-pega e queimada.

V- Desenho animado, carrinho e pique-bandeira.

Assinale a alternativa correta:

 


I e II apenas


III e V apenas


II e III apenas


IV e V apenas


III e IV apenas

Reilly (1974), conceitua o brincar como:

 

I- veículo fundamental para o cultivo de capacidades, habilidades, interesses e hábitos de competição e cooperação necessários para a competência na vida adulta;

preconiza ainda que, “brincar e trabalho são contextos nos quais o controle, a aquisição e a adaptação surgem”.

No entanto,

II- a autora entende que, brincando a criança experiência as atividades do adulto e afirma que “o bom brincante não necessariamente será o bom trabalhador de amanhã”.

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

 


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda é uma justificativa da primeira.


Tanto a primeira quanto à segunda asserção são proposições verdadeiras


As duas asserções são proposições falsas.

 NAHRY (2006), diz que o homem, enquanto “sujeito bio-psico-socio-cultural, se constitui de forma complexa em múltiplos homos”. Tais como: o homo sapiens, o homo faber e o homo ludens. Identifique abaixo as características desses homos.

 

(I) homo sapiens       (II) homo faber          (III) homo ludens

 

(  ) Com a descoberta da criatividade, aos vasos que, inicialmente, só serviam para armazenar alimentos, o homem foi acrescentando pinturas, relevos, tornando-os, além de úteis, belos.

(  ) O homem, nesta fase da história, era inteiramente lúdico em sua existência, porque tem como função vital o raciocínio para aprender e conhecer o mundo.

(  ) Quer levar vantagem em tudo, é capaz de se dedicar a atividades lúdicas.

(  ) Ocupava o seu tempo livre com formas criativas, para conseguir seu alimento e se proteger.

(  ) Ocupa o seu tempo livre, jogando.

(  ) Homem que extraiu da pedra o que antes era seu brinquedo e hoje, tornou-se sua ferramenta.

 

Assinale a alternativa correta

 


I- II- III- II- III- I


I- II- III- III- II- I


III- I- II- II- I- III


III- II- I- I- III- II


II- I- III- I- III- II

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